top of page

Diferença entre Buyer persona e Brand Persona

Atualizado: 3 de out. de 2020

Para que uma empresa seja ela micro, pequena ou grande é preciso noções de marketing e pesquisa de mercado, são pilares que constroem as estratégias de vendas futuras. Não é preciso ser um expert em marketing para entender que é necessário conhecer o público alvo que se quer trabalhar. Apartir deste ponto temos um dilema de como estruturar estes pilares dentro de uma empresa, o que é necessário para a construção destas estratégias na área de marketing e vendas de uma empresa?


Muito embora o método de marketing de contéudo seja muito novo em nosso meio, principalmente no Brasil, seu crescimento foi escalonado, em poucos anos é obrigatório conhecer o básico de marketing digital para atingir o público alvo. O significado de público-alvo é segundo a Rockcontent(2018):

"Público-alvo trata-se de um grupo específico de consumidores ou organizações que compartilham um perfil semelhante e por isso devem ser o foco das ações de marketing e vendas da sua empresa, uma vez que estão mais dispostos a adquirir os produtos/serviços que ela oferece."

Sendo assim podemos ver que público-alvo é mais abrangente, são uma infinidade de pessoas que estão envolvidas em um meio com certas atitudes e gostos que juntos transforma-se em um perfil semelhante, mas não são um retrato fiel de seus clientes ou consumidores. É preciso ir além chegar mais perto e conhecer ainda melhor este grupo de pessoas que fazer sua empresa crescer diariamente.


Diante disso entram as buyer personas e as brand personas que mesmo sendo parecidas são coisas bem diferentes intrincicamente.


Buyer persona é o retrato fictício de seu público alvo, seria como um retarto de um cliente perfeito o homem vitruviano de Leonardo Da vinci. Por meio dela você pode imaginar como seu cliente é, o que ele faz quais seus gostos suas preferências e como você vai atender este cliente em potencial.


Brand persona é o retrato fictício da linguagem que a minha marca vai apresentar, se imaginarmos que homem vitruviano de Da vinci fosse meu cliente ideal como eu iria me comunicar com ele, só conseguiria entender como fazer esta análise de linguem através de muitas pesquisas e análises de mercado.


Como estruturar a pesquisa de personas de uma empresa:

  1. Levantar dados psicográficos das personas

  2. Levantar dados de seu públivo-alvo

  3. Definir grupos para pesquisas

  4. Aplicar a pesquisa de base para personas

  5. Ver os resultados de sua pesquisa, quantitativos e qualitativos

A partir dos dados levantados nas pesquisas aplicadas pode-se colocar no papel todas as informações de seus clientes e definir a buyer persona de sua marca, com os dados lem mãos é hora de colocar em prática.


Os dados psicográficos são os dados de definem a pessoa ou o grupo, por exemplo:

Imaginamos que a pessoa que foi levantada seja a Julia, tem 30 anos, com ensino superiorcompleto e pós graduação, tem um cargo de liderança em sua empresa, gosta de ler livros, ver filmes de comédia e de drama, gosta de ir ao parque em seu tempo livre tem 1 filho e é casada.


Com a descrição completa da imaginária Julia temos muito mais chances de ser assertivos nas escolhas de campanhas de vendas.


A brand persona é a linguagem que tenho que usar como marca para chegar até a Julia, se ela gosta de filmes de comédia e gosta de ir ao parque ela é uma pessoa bem humorada e gosta de uma pegada não tão formal, ela aceitará uma linguagem descontraída, porém inteligente devido as suas formações acadêmicas e cargo de liderança que exerce.


Ser assertivo nos dias de hoje em ambitos de marketing te leva a estar na frente de sua concorrência, porque a equipe de marketing que define bem a sua estartégica embasada em dados empiricos e cientificos através de dados de pesquisas de campo está a frente, pois conhece o seu cliente e sabe até onde pode ir e o melhor o que falar para eles.


7 visualizações0 comentário
bottom of page